Airsoft
Sacola de Compras

* Calcule seu frete na página de finalização.

* Insira seu cupom de desconto na página de finalização.

O que é Airsoft?

Airsoft ou Softair é o nome que designa o esporte que, se utilizando de equipamentos inspirados em armamentos reais, almeja simulação de situações de combates. Os jogos podem simular situações reais, guerras históricas, missões de salvamento ou de conquista e até mesmo trazer à tona o universo dos games. 

O esporte está alicerçado sobre 3 principais pilares, assim como na maioria dos esportes provenientes do oriente, a base do mesmo está fundamentada na Honra, Lealdade e Amizade. Diferente de esportes considerados parecidos como o Paintball, o Airsoft não possui tinta e dessa forma não marca o adversário, então, como saber se o adversário foi de fato atingido? Pra quem pratica a resposta é simples, cada jogador é responsável por se declarar atingido toda vezes que leva um tiro. Apesar de parecer absurdo para nossa cultura é algo completamente normal quando se leva em consideração os seus pilares. É comum que as regras e a modalidade sejam previamente discutidas e podem existir os tiros vitais e os que causam ferimentos, como será feito o atendimento é de prévio conhecimento de todos. Em jogos de simples lazer por exemplo o comum é que qualquer pessoa da equipe possa fazer o atendimento ou revitalizar através de marcações combinadas como o simples ato de amarrar uma atadura, por exemplo. Os mortos são marcados por um pano vermelho que deve ser levantado ou amarrado.

A divisão de tarefas é dividida entre os jogadores de combate e normalmente cada time tem um comandante que é o responsável pela elaboração da estratégia. A posições mais comuns são a de Assalt, que são jogadores normalmente munidos de rifles elétricos (AEGs) que desbravam o caminho até o objetivo e os Snipers que tem como missão se posicionarem em pontos normalmente mais altos para proteger a base ou algum ponto estratégico previamente descrito pelo estrategista. Algumas modalidades preveem ainda as funções de médico e armeiro, por exemplo.

O Airsoft possui diversas modalidades de prática como o Milsim (Military Simulation - Simulação Militar), o SAR (Simulation Action Real - Simulação de Ação Real), PréSAR (Adaptação do SAR), PMA (Pró Military Action - Pró Ação Militar), Forfun (Para Diversão), Speed (Rápido), entre outras.


Quem pode praticar Airsoft?

O esporte que antes agradava em sua maioria ao público masculino devido a indústria de games e cinematográfica passou a atrair mulheres que hoje integram equipes e dividem o espaço de igual pra igual com o público masculino.

Não há muitas restrições para a prática e a legislação de compra também é válida para a prática, basta ser maior de 18 anos e ter o equipamento regulamentado, ou seja, necessariamente precisa ter a origem do seu equipamento comprovada através de nota Fiscal de compra por empresas devidamente certificadas pelo Exército Brasileiro e caracterizado de acordo com a legislação, ou seja, além do calibre específico o equipamento precisa apresentar a ponta nas cores vermelho vivo ou laranja, a segunda opção é a mais comum.


Como e onde surgiu o Airsoft?

Hoje considerado um esporte, o Airsoft teve início nos anos 70 quando um grupo de Japoneses apaixonados pela prática de tiro se viram restritos à aquisição de armas de fogo devido às limitações da legislação do país. No início o grupo criava o próprio armamento e a prática se restringia ao tiro ao alvo porém se tornou tão popular que passou a ser produzido em maiores escalas pela Tokyo Marui, atualmente uma das maiores fabricantes de equipamento dessa natureza. Com a popularização dos equipamentos que passaram a ser produzidos cada vez mais próximo aos armamentos reais, houve a adoção dos mesmos em simulações de combate pois, além de não ser letal, não oferece riscos reais de lesão, desde que utilizados os devidos equipamentos de proteção.

No Brasil a modalidade esportiva começa a se popularizar no início dos anos 2000, mais precisamente com o nascimento de um fórum em 2003. Como não havia legislação para o produto a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados apressou-se em criar um regulamento para a comercialização do mesmo. O Aisoft no entanto necessitou de 7 anos para ter fabricação, posse e comércio homologados pela portaria nº 002 do COLOG, publicada em 26/02/2010. 


O que é preciso para ter uma Airsoft?

Mesmo já regulamentado, o controle e a necessidade do CR (Certificado de Registro) para posse e transporte do mesmo, limitavam o disseminação do esporte. À partir da nova portaria de nº 56 que entrou em vigor em junho de 2017 foi possível a tomada de maiores proporções. Essa portaria inibe a necessidade de CR para armamentos de propulsão a ar com calibres inferiores a 6mm, restringindo a necessidade do documento apenas para o lojista.


Então, quem pode comprar uma Airsoft?

Aos jogadores, basta comprovar maioridade através da apresentação de documentos pessoais válidos que contenham foto e data de nascimento.


O que são armas de Airsoft?

As armas de Airsoft são equipamentos de propulsão a ar inspirados em armamentos reais, por isso, na grande maioria dos casos, são de escala 1:1, ou seja, replicam o modelo originalmente na cor, peso e tamanho. Em alguns poucos casos são produzidos em tamanhos reduzidos chamados: Mini ou 3/4. Existem equipamentos produzidos até em madeira porém o mais comum são os equipamentos de produzidos em Polímero de alta resistência e Metal, como nas armas de verdade. Outros tipos de materiais são implementados a fim de trazer leveza e resistência, como no caso da fibra de vidro, por exemplo. 

Para os equipamentos com componentes em metal existem algumas classificações como Semi Metal e Full Metal. Os equipamentos Semi Metal normalmente trazem somente o Slide em Metal, como em várias Pistolas da Taurus, por exemplo. Já para os equipamentos Full Metal não existe uma concisão porém a definição mais aceita é a de que a caracterização do equipamento Full Metal se dá desde que o mesmo possua 70% ou mais do seu corpo em Metal (incluindo o Magazine) e que seus componentes internos também sejam de Metal. 

O que irá caracterizar o equipamento diferenciando-o do real, pela legislação brasileira, é a ponteira. Esta deverá apresentar-se em todos os equipamentos de Airsoft nas cores vermelho vivo ou laranja (que é o mais comum).

Dentro dos jogos as pistolas e revólveres são considerados equipamentos secundários e comumente transportadas em coldres. Elas podem ser Spring, Elétricas ou a gás. As Springs são as menos recomendadas para jogos táticos e de operações uma vez que não permitem agilidade. As elétricas por sua vez nem sempre trazem a pressão dos equipamentos a gás porém é de fácil carregamento. Os equipamentos a gás por sua vez podem ser divididos em Greegás e CO2. Greengás oferece recarga em tubo e é derivado da mistura do gás propano com óleo de silicone mantendo o equipamento lubrificado. CO2 são práticas cápsulas de 12 gramas que permitem uma média de 80 disparos com boa eficiência.

Os Rifles de Airsoft também possuem como variante desejada modelos com o sistema Greengás, estes possuem uma potência excepcional porém ainda os equipamentos elétricos são os favoritos nessa categoria. Conhecidos como AEGs ou Airsoft Eletric Gun, possuem sistema elétrico acoplado ao pistão de ar. Apesar de poder efetuar vários tiros sequenciais através do modo automático algumas equipes não permitem esse modo nos jogos além do mais não recomendamos a sequência por mais que 2 segundos para evitar mau funcionamento do motor. Alguns modelos traz ainda o modo "Burst" que dispara apenas 3 esferas por cada acionamento do gatilho. Ainda se encontram modelos de rifles com sistema de spring (mola) porém estes são comumente classificados como Toy (brinquedo) e não é muito funcional para os jogos já que precisam ser armados a cada disparo.

Por sua vez, os Rifles Snipers são ferrolhos, ou seja, seu sistema de propulsão é a mola e precisa ser engatilhado a cada disparo. Existe possibilidade de "upar" para o sistema HPS que funciona através de um cilindro de gás acoplado às costas que alimenta a arma através de uma mangueira. Esse sistema divide opiniões principalmente por descaracterizar o realismo dentro do jogo.


O que significa FPS no Airsoft?

FPS é a sigla para Feet Per Second, literalmente, Pés Por Segundo. Pouco comum ao nosso sistema de medidas métricas a Medida em pés é majoritariamente utilizada pelo Norte Americanos. Um pé equivale a 30,48cm logo, 1 Pé Por Segundo tem equivalência aproximada a 1,1 km/h. Designa assim a velocidade dos disparos, de forma geral, considera-se que quanto maior o FPS também será maior o alcance.


O que significa Joule no Airsoft?

Joule (pronunciado em português: Joule), é a unidade de medida utilizada para medir a quantidade de força necessária para acelerar uma massa de 1kg a 1 m/s. Isso significa que para uma BB de 0,20g é necessário que o equipamento tenha 1,13 Joules para que o mesmo atinja a velocidade de 350 FPS ou 106,4m/s. Aumentando o peso da BB para 0,25 o mesmo equipamento reduzirá sua velocidade para 95,08m/s (aproximadamente 315 FPS).


Qual a FPS é aceito no Airsoft?

Primeiramente é necessário entender que os equipamentos para Airsoft possuem em média de 1 a 2 Joules. Para efeito comparativo, as carabinas de 5,5 comumente atingem de 15 a 21 Joules. De forma generalizada uma AEG, por exemplo, alcança em média 40 mt com precisão. É claro que deve ser levado em consideração a qualidade e peso das munições bem como os ajustes de peças internas como o Hop Up por exemplo. No entanto, os regulamentos dos campos e equipes costumam adotar por padrão uma velocidade máxima de 400 FPS com BBs 0,20g para os rifles de "assalto" e armas secundárias (AEGs e Pistolas). Os Snipers estão limitados a 500 FPS também com BBs 0,20. Para jogos indoor ou os famosos CQBs o limite tende a não ultrapassar 350 FPS. Sejam feitas as devidas conversões para utilização de esferas de maior peso.


O que é Hop Up no Airsoft?

Hop Up é um sistema desenvolvido pelo chefe de engenharia da Cybergun que faz com que as esferas sejam projetadas em rotatividade inversa através da utilização de obstáculos que normalmente podem ser regulados através de um simples aperto ou desaperto de um parafuso. Essa rotatividade diminui a resistência ao ar auxiliando no alcance preciso em distâncias mais longas.


O que significa Blowback no Airsoft?

Na tradução literal para o português, Blowback significa "Contragolpe" e diz respeito justamente ao recuo da arma. Esse "Recuo" é o que permite ao jogador sentir o impacto do tiro como em um equipamento real. O "tranco" no equipamento real é provocado pela explosão da pólvora da munição ainda na câmara de disparo, já nos equipamentos de Airsoft que oferecem esse recurso, o "recuo" é propiciado pela vazão do gás.


Como saber se o equipamento de Airsoft possui Blowback?

Os fornecedores adotam uma sigla universal para classificar esses equipamentos. Os equipamentos que possuem Blowback no geral são de propulsão a gás que pode ser Grenngás ou CO2 e por isso a sigla adotada é GBB, ou seja, Gás Blowback. Já para os equipamentos que apesar de a gás não oferecem esse sistema, a sigla seria NBB, No Blowback. Esta segunda é muito pouco utilizada uma vez que não se faz necessário a menção de uma indisponibilidade no equipamento.

Vale lembrar que devido a vazão do gás a tendência é que o equipamento seja menos econômico, a exemplo dos equipamentos de CO2 que podem efetuar uma média de 80 a 120 disparos (dependendo do equipamento) enquanto os que possuem Blowback variam entre 40 e 60 disparos, levando-se em consideração a qualidade dos disparos, é claro.


Qual é a munição utilizada no Airsoft?

As Munições de Airsoft são esferas plásticas de calibre entre 6mm ou 8mm e pesam de 0,12g a 0,60g. No Brasil a legislação restringe o calibre a medida de 6mm e o mais comum é a utilização de esferas entre 0,25g e 0,28g ou até mesmo 0,46g para atiradores de longa distância como os Snipers ou Caçadores conforme o termo utilizado pelo Exército Brasileiro. Essas esferas plásticas são conhecidas no mundo do Airsoft como BBs, o que seria a abreviação do plural de "Ball Bearing" ou ainda, em sua tradução literal, "Bolas de Rolamento", justamente por conta da semelhança entre ambas. 

Apesar de ser classificada como calibre 6mm o tamanho real das esferas é entre 5,94 e 5,95 levando em consideração a tolerância de 0,01. A produção irregular da mesma pode deixar rebarbas de plástico ou até mesmo deixá-las com formato ovalado e isso é extremamente prejudicial ao equipamento podendo causar entupimentos ou até danos maiores. Por esse motivo recomendamos sempre a utilização de produtos com boa procedência.

As esferas de menor peso normalmente tendem a atingir uma distância maior porém precisão não é algo que se pode esperar de uma BB 0,12 por exemplo, em contrapartida para tiros de curta distância em equipamentos com um FPS menor esse é um peso interessante para um final com maior potência. Recomendamos a esfera 0,12 para equipamentos spring, por exemplo. Já nos equipamentos de CO2 e pistolas elétricas o que cai bem são esferas entre 0,20 e 0,25, por exemplo, onde se consegue uma precisão maior mesmo em tiros de longa distância. Recomendamos a 0,28 para as AEGs onde, atrelado a potência do gearbox, é possível conseguir ainda mais precisão. Como já dito, esferas de peso superior são recomendadas apenas para os rifles snipers, que além da potência possuem um cano mais longo, garantindo a busca de alvos mais distantes.


Onde jogar Airsoft?

A principal razão para que essa dúvida seja tão pertinente é a falta de clareza da legislação nacional quanto ao espaço físico ideal para a prática do esporte, a única menção feita no Art. 39, Nº2, AL.D diz "Propriedades rústicas privadas", convenhamos, a frase em questão não é nem um pouco prática e por isso é preciso usar de capacidade dedutiva sobre a percepção das opções oferecidas.

É comum que os jogos aconteçam em locais que foram abandonados e que passaram para iniciativa privada através da aquisição do terreno. Barracões, cerâmicas, prédios de construtoras itinerantes, fábricas e prédios são alguns exemplos clássicos. Algumas cidades, através da união de jogadores, fundam associações e junto ao poder público conquistam liberação de áreas para a prática, como matas, por exemplo. A divisão de espaços com outros esportes também é comum e os jogadores podem se aproveitar de trilhas entre outros espaços já destinados à práticas esportivas. Além do paisagismo urbano de simulação de locais inóspitos, é bem verdade que locais de mata aberta e natureza também agrada a vários adeptos de Airsoft.


Como iniciar no Airsoft?

Pra você que está iniciando no Airsoft vai uma dica muito valiosa. Experimente conhecer equipes e frequentar a jogos antes de fazer a aquisição de equipamentos. Há campos em que é possível alugá-los para disputar partidas e dessa forma pode-se experimentar vários equipamentos e posições. Essa é a melhor forma de descobrir o que você realmente gosta e adquirir equipamentos que se enquadram melhor ao seu estilo de jogo. As equipes adotam muito bem aos novatos e no geral são cordiais e respeitosos com a condição de iniciante.


O que é CQB no Airsoft?

Do Inglês Close Quarters Battle (Combate a Curta Distância), designa os jogos de combate em ambientes confinados e utilizam estratégias de abordagem a ambientes pequenos. Os rifles curtos ou que oferecem redução da coronha são os preferidos para esse tipo de jogo.


O que é o Highlander no Airsoft?

Muito "odiado" no Airsoft os Highlanders ainda existem. Infelizmente por uma falha de caráter de alguns os princípios de honra e lealdade são ignorados e por isso eles ganham esse apelido entre os jogadores.O nome é uma clara referência ao sucesso nos cinemas Highlander - O Guerreiro Imortal. O personagem foi vivido pelo ator Cristopher Lambert e foi sucesso de bilheteria em seu lançamento no ano de 1986.


Qual a diferença entre Airsoft e Airgun?

A confusão aqui talvez se dê por conta do nome. Airsoft não designa somente o nome para o esporte mas também ao equipamento em si. A grande diferença entre uma arma de airsoft e uma arma de airgun é justamente a destinação. No Brasil somente equipamentos de Airsoft podem ser produzidos com calibre 6mm e por isso a exigência da ponteira laranja para estes. As Airguns são equipamentos de calibre máximo 5,5mm e comumente tem os mesmos sistemas de propulsão das Airsofts, com exceção das carabinas onde o sistema de engatilhamento costuma ser diferente e estas além de molas estão disponíveis em versões com Gás RAM.

As Airguns são mais utilizadas para práticas de tiro esportivo. Seus disparos são efetuados em alvos que podem ser alvos de papel ou objetos como latas de refrigerante e garrafas, por exemplo. Estas não necessitam de ponteira laranja (ou vermelha) e não podem ser disparadas contra pessoas. Normalmente utilizam esferas metálicas ou chumbinhos o que pode lesionar o receptor dos tiros.


Como transportar uma Airsoft?

Apesar da legislação facilitada pela nova portaria 56 de 2017, os equipamentos são  de venda controlada e é preciso seguir algumas regras básicas para o transporte dos equipamentos. Lembrando que sempre, sem exceção, o equipamento deverá estar sempre acompanhado da sua Nota Fiscal de Compra. Ao contrário do que muitos presumem, a Nota Fiscal não é para que o agente fiscalizador verifique a titularidade do equipamento e sim para comprovação da origem. Apesar dos pilares do Airsoft serem baseados na filosofia oriental o "jeitinho brasileiro" faz com que alguns comerciantes se aproveitem da falta de conhecimento dos iniciantes para importar os produtos ilegalmente, por esse motivo a necessidade de se fiscalizar a origem do produto. O número de série não é uma exigência legislada e fica a critério do vendedor informar isso na Nota Fiscal ou não. O caráter interpretativo por vezes é utilizado nessas situações mas sempre prevalece o bom senso.

O segundo ponto é a ponteira laranja. Os equipamentos de importação legal normalmente trazem a ponteira colada mas não é incomum encontrar ponteiras de rosca, na maioria dos casos elas são removíveis para a utilização de acessórios, como silenciadores ou até Flash Riders personalizados, por exemplo. Em qualquer que seja a situação o equipamento deve sempre apresentar a ponteira nessa coloração ou em vermelho vivo.

O transporte sempre deve ser feito dentro de cases apropriados e todos os equipamentos devem estar fora do alcance das mãos (se no carro, utilize o porta-malas), sem o magazine e desmuniciado. Em nenhuma hipótese o mesmo deve ser ostentado ou utilizado para intimidar um civil.

O descumprimento das regras de transporte podem acarretar em sanções de penas muito parecidas com a de qualquer arma de fogo real como: apreensão do equipamento e pena de 6 meses a 2 anos de reclusão.


Posso usar minha Airsoft para defesa pessoal?

A resposta aqui é não! Nunca deve-se utilizar uma Airsoft ou uma Airgun para fins que não sejam desportivos, nem para defesa pessoal e menos ainda para o trabalho, além de arriscado é ilegal.


Airsoft é considerado um simulacro?

De acordo com as definições da língua portuguesa Simulacro diz-se de todo e qualquer objeto que possa ser utilizado para simular uma arma e que não provoque disparos, ou seja, até um pedaço de cano pode ser considerado um simulacro. Contudo as armas de Airsoft ou Airgun não podem ser classificadas como tal uma vez que, apesar de não utilizar a reação química da explosão da pólvora, realizam disparos de projéteis. A resposta seria não mas vale lembrar que existe uma legislação séria e rigorosa que regulamenta o transporte da mesma.